tadao ando e a luz
Não sou fanática do Tadao Ando, apesar admiradora de alguns projectos. Passeava as folhas da Croquis e aquilo, honestamente, parecia-me um pouco sempre igual, apesar dos detalhes interessantes.
Até que entrei na Igreja da Luz.
Tão simples, é só desenho, betão à vista com rasgões de luz... e que rasgões.
A luz é espessa... há algo na luz que o Tadao Ando cria.
7 Comments:
A luz como matéria. Dizem que a capela de Notre Dame du Haut, em Ronchamp, também tem esse efeito sobre as pessoas.
Também tenho uma opinião semelhante sobre a Arquitectura do Tadao Ando. Às vezes pergunto-me se ele alguma vez conseguirá conceber algo que não seja exclusivamente em betão, ou totalmente despojado (vazio, para ser mais preciso). E depois imagino como desenharia espaços habitacionais em Portugal, para os Portugueses, e não consigo parar de rir!
6:11 da tarde
Ah, mas gosto muito de algumas coisas!
6:12 da tarde
Lembrei-me de James Turrell e do seu trabalho! Ele também explora esta dualidade (Material/Imaterial) com a luz.
6:30 da tarde
apenas este ano tomei conhecimento do trabalho desenvolvido por Tadao Ando e acho-o fascinante.Os espaços por ele desenhados sao, na minha opiniao,bastante harmoniosos e convidam à meditaçao. Para o compreender e gostar dos seus projectos é preciso conhecer um pouco da cultura japonesa.Tb acho que seria quase impossivel que os portugueses aceitassem os seus espaços habitacionais porque n estao de todo de acordo com a nossa cultura!infelizmente!
3:14 da tarde
A luz e o espaço nos eleva, além das robustas e gigantes paredes engrandecem sua obra, que fantástica e minunciosa reproduz os efeitos por ele esperados a medida que o sol muda de posição.
Este, satisfatório, é o resultado esperado dos artistas convictos de seu poder de fazer criar arte a partir de seu pensamentos e verdades.
6:36 da tarde
Alguem tem e poderia me mandar imagens da planta da row house(azuma) de tadao?
12:43 da tarde
raissa_manson@yahoo.com.br
12:44 da tarde
Enviar um comentário
<< Home