este é o meu bloco de notas numa aventura asiática

quinta-feira, março 10, 2005

todai *

Hoje foram publicados os resultados dos exames de acesso à faculdade. As universidades do japão são extremamente hierarquizadas sendo que o top do ranking é a Universidade de Tokyo. É daqui que saiem os ministros, presidentes de empresas, enfim qualquer cargo de sucesso e “high status”.
O sistema de ensino japonês é agressivo. Os japoneses são, desde tenra idade, pressionados por todas as frentes a serem os melhores. São 12 ou 13 anos a estudar desmesuradamente, a decorar tudo o que são obrigados, a serem testados periodicamente e é com base nesses testes que os alunos são escolhidos para as melhores escolas ou não. Só as melhores escolas podem levar o aluno à Todai.
Como calculam todo o pai babado quer ver o menino na Todai, por isso os putos tem os pais à perna a escola toda e as expectativas são tão elevadas e a vergonha de falhar é tão grande que a taxa de suicídio é extremamente elevada na juventude japonesa. O que mais me fascina é que assim que entram na Faculdade, suspiram de alívio e... entram de férias! São 5 anos a arrastar o rabo, a fingirem-se muito ocupados sem, na realidade, fazerem algo de jeito. Passam os dias todos na Faculdade, até dormem lá, mas aprendizagem, concretização de projectos de jeito... Enfim foi uma desilusão.
Mas nem me parece uma má ideia depois de tudo o que fizeram para ali chegar e sabendo que assim que acabarem o curso e começarem a trabalhar vai ser retomado o ritmo alucinante de trabalho, a total dedicação corpo e alma à empresa, a quase eliminação da vida pessoal e familiar.
Dizia-me um professor que as empresas se queixavam que as Faculdades até ensinavam demais, que os alunos deviam saber menos para melhor serem “formatados” nas empresas em que vão trabalhar. A Faculdade é uma brincadeira de crianças quando o japonês, depois de passar as selecções para a empresa que concorreu, passa 3 meses em formações e testes sucessivos para ser escolhida a posição em vai trabalhar. Competição a sério em que, estranhamente, interessam menos as competências e mais o carácter que deve apresentar qualidades de submissão, obediência cega e fiel e capacidade de aprendizagem das regras.

* todai é o nome pelo que os japoneses chamam Tokyo University (University=Dai)