este é o meu bloco de notas numa aventura asiática

domingo, janeiro 23, 2005

sumo

Por um preço um pouco exorbitante fui assistir a um campeonato de Sumo. Sim, sumo, esse “desporto” tradicional japonês em que dois tipos muito gordos lutam.
Confesso que não sou grande fã, mas não podia desperdiçar uma oportunidade de assistir ao vivo.
Pois então sumo...
Um combate de sumo é cheio de rituais. Primeiro os dois combatentes olham-se nos olhos, mostrando respeito, depois mandam sal para o ar para “limpar a atmosfera”, de maus espíritos, entenda-se. Fazem isto uma série de vezes (demorando cerca de 2 mn) até que se enfrentam na luta propriamente dita. A luta é incrivelmente rápida, à volta de 5 segundos, 10s é uma luta bem renhida. As regras são muito básicas: a ideia é fazer com que o adversário caia no chão ou saia da linha que delimita o “ringue”. E já está.
Os combatentes de sumo tem uma vida algo disciplinada. Acordam às 5 da manhã e treinam em jejum até às 10, quando tomam uma longa e bem reforçada refeição bem calórica. Para potenciar o efeito das calorias ingeridas, vão dormir a seguir (por isso já sabem: sestas a seguir ao almoço, engorda!!), acordando por voltas das 15. A tarde é livre, podem ir ao ginásio, passear, ao mc’donalds...
Só os sumos das duas divisões superiores recebem salários. Mas vivem todos juntos, com direito a cama e comida, num esquema muito organizado (ou não estivéssemos no Japão) em que só os sumos da primeira divisão tem direito a quarto individual e os sumos de 3a categoria tem que cozinhar para os melhores (uma das razões porque quando se reformam muitos antigos combatentes abrem restaurantes).
Os combatentes de sumo são figuras importantes na sociedade, principalmente por representarem os valores históricos do Japão Imperial. É o desporto mais antigo ainda hoje praticado e é mais pelo valor histórico e tradicional que é preservado, não tanto pelo fascínio que exerce.
Como seria de esperar as novas gerações não apreciam assim tanto este desporto, preferindo desportos mais agressivos como o boxe e, por isso dizem por aí que o Sumo está em decadência.

1 Comments:

Blogger sushi lover said...

pois ficaras mto contente se te disser q foi esse asashyori n sei das qtas q ganhou esta competição.
Mais uma vez, ao q parece...

8:18 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Home