este é o meu bloco de notas numa aventura asiática

sábado, janeiro 15, 2005

uma sexta-feira normal em Tokyo

Instruída pela família e amiga para receber uma amiga da amiga (aquelas histórias...) que vinha a Tokyo em trabalho, fui para a super metrópole sexta-feira passada. Como amigo do meu amigo é meu amigo também parecia-me pelo menos uma noite diferente, e uma hipótese de falar português!
Primeira paragem: o super hotel em que a amiga da amiga estava instalada. Com 3 horas disponíveis para “ver tokyo”, lá nos enfiámos no comboio até Shibuya... 2 portuguesas e uma belga (lá se foi o falar português...) Pois para mim ver Tokyo é ver gente, muita gente e não há sítio com mais gente que Shibuya!
Estava a contar infiltrar-me no jantar oficial da (já) minha amiga quando percebi que não dava...
Bem estou em Tokyo e tenho que fazer tempo porque tínhamos ficado de sair depois do jantar... Saquei do meu telemóvel e telefonei a um português que vive em Tokyo, cujo o contacto me tinha sido dado em Portugal e eu ainda não me tinha encontrado com o rapaz. Confesso que ligar a convidar um estranho para jantar só porque é português era no mínimo insólito. Mas, estamos no Japão... que se lixe. Ligação feita, jantar combinado! Finalmente a minha oportunidade de falar português e trocar opiniões...
Jantar muito agradável. É sempre interessante saber como é que as outras pessoas vieram parar ao Japão...
E porque a minha amiga da amiga nunca mais me ligava para nos encontrarmos, segui com o português para Roppongi para um café (ah pois, mesmo no japão, jantar não é jantar sem cafézinho no final... e só os portugueses parecem entender isso) e depois para um bar para irmos ter com os amigos dele. Entre venezuelanos, americanos, francesas, mais uma miscelânea de nacionalidades. Fui ficando no parlapié até receber a chamada prometida... que o jantar só agora tinha acabado e que já não lhe apetecia sair, cansada, jet lag, eu compreendo, eu compreendo.
Bem, vim eu para Tokyo para sair e mostrar uns sítios e acabei eu por conhecer sítios e novas pessoas... Mais uma noite no Japão!