este é o meu bloco de notas numa aventura asiática

sexta-feira, janeiro 21, 2005

estratégias

haha! Desenvolvi uma nova estratégia para lidar com o meu grupo de japoneses!
Inicialmente pressionava-os bastante para falarem inglês e o resultado era o trabalho avançar muito lentamente porque a maior parte do tempo ficávamos feitos parvos a olhar uns para os outros e basicamente eu é que tinha que puxar por toda a gente e tenho a vaga ideia que eles não entendem nada do que digo e diziam que sim a tudo. No início aquilo andou mesmo devagar porque eu não queria impôr as minhas ideias, queria mesmo discutir o projecto e era difícil fazê-los mostrar as suas ideias...
Agora deixo-os falar japonês e fico a olhar com muita atenção a ver o que apanho do meu fraco vocabulário e dos esquissos que vão fazendo. Periodicamente vou pedindo que me façam um mini resumo do que estavam a falar e meto-me na discussão. Entretanto vou construindo o meu vocabulário de palavras úteis tipo relva (shiba), rampa (saka) muito inclinado (kyu), pouco inclinado (yurui), etc.
Já estão a imaginar o tipo de conversa: “ pois aqui onde a saka é yurui pomos shiba e uns bench”... e muitos desenhos pelo meio! Valha-nos essa linguagem universal.
Não é perfeito mas vai funcionando e pelo menos não tenho a ideia que os levo a reboque mas que é mesmo um trabalho de grupo.

Uma conclusão da minha experiência de trabalhar com estudantes de arquitectura no Japão: a arquitectura holandesa é uma praga por todo o Mundo!