este é o meu bloco de notas numa aventura asiática

terça-feira, janeiro 18, 2005

sustentabilidade

No âmbito da minha pesquisa sobre a experiência japonesa no campo da Sustentabilidade fui visitar a Takenaka Corporation, uma empresa de construção civil.
Claro que no Japão uma empresa de construção civil não é uma mera empresa de construção civil... É um monstro de empresa com 8000 funcionários e constroem tudo desde a casinha no subúrbio ao oleoduto no Médio Oriente.
Outra particularidade japonesa que me levou a esta empresa é a network de ligações que se estabelecem nesta sociedade... Pois eu vim parar a esta empresa porque o meu professor advisor é amigo dum dos engenheiros e do General Manager do Environmental Planning Department. Amigo faz favor a amigo a já fez a favor a amigo e toda esta complexa rede de ligações faz com eu seja recebida com pompa e circunstância pelos Engenheiros. Mostram-me tudo, explicam-me tudo. Visita guiada ao novo edifício-sede que estão a usar como projecto piloto para testar as próprias tecnologias “environmentally friendly”. Muito, muito interessante.
No Japão há 5 “major contractors” e todas estão a investir fortemente no campo ambiental, criando, para isso, departamentos especializados e desenvolvendo novas tecnologias em “research centers” maiores que os do próprio estado.
O aumento do preço do petróleo, a maior fonte de energia usada no Japão, e a aceitação de que se trata dum recurso finito, despoletaram um investimento em tudo o que é tecnologia “energy-saving”.
Quando avançar mais na minha pesquisa, prometo voltar ao tema.