este é o meu bloco de notas numa aventura asiática

quinta-feira, fevereiro 17, 2005

a viagem

Posto assim "a viagem”até parece que me enfiei num cargueiro para destino indeterminado e que por entre oceanos, florestas e ursos vivi uma experiência mágica que me alterou para todo o sempre e vi coisas que nunca outro humano viu antes...
Pois não foi nada disso!
Apanhei um avião para o norte do Japão, para a ilha de Hokkaido para ver o Festival da Neve, sem a consciência de que me esperavam temperaturas à volta dos 6 negativos...
O avião foi logo a surpresa. Quando eu esperava um aviãozito para voos internos eis que me aparece à frente um boeing 747 completamente cheio... ou seja, aqui a campónia mais uma vez se esqueceu que vivem 120 milhões de pessoas neste país!!!
Um pormenor curioso foi ver a descolagem e aterragem transmitidas duma câmara colocada na frente do avião! Parecia mais um jogo de playstation mas foi muito cool! Assim já não há criancinhas a chatear para irem ao cockpit...
Em Sapporo (capital de Hokkaido) vi muita neve, muita mesmo, a suficiente para me matar as saudades de Oslo, vi esculturas de neve ENORMES, vi uma pista de saltos de ski, vi a Sapporo Dome, o estádio em que sai um relvado, entra outro, desmontam-se as bancadas e sei lá que mais tecnologias, vi uma cidade cosmopolita e cheia de gente... eu a achar que ia para a província.
Nada correu como planeado, o passe de comboio para voltar afinal não era válido nesta altura do ano, alugar o carro afinal não era possível, mas correu tudo bem... por entre muitas discussões entre alemães, belgas, franceses e portugueses (esta europa não é nada unida)...
Claro que na ilha mais vulcânica do Japão vi uns vulcõezitos activos e aproveitei para continuar o meu périplo pelas onsen, as já tão famosas termas japonesas...
Só a falar do paraíso que é estar 3 horas a saltar de piscina em piscina com várias temperaturas de água (entre insuportavelmente quente e suportavelmente quente), jacuzzis, saunas, banhos turcos, quedas de águas, piscinas ao ar livre com neve a cair na cabeça enquanto o resto do corpo cozinha na água sulfurosa, etc etc, podia ocupar um blog inteiro... mas eu vou ter piedade e só vos digo (eh eh): METAM-SE JÁ NUM CARRO PARA AS TERMAS MAIS PRÓXIMAS! A vida passa a ter outro sentido! Eu, claramente descobri o meu ikigai, palavra japonesa para… “for what live is worth living for”…
Depois da vida boa acabou-se o dinheiro e apanhámos um ferry para voltar para Tokyo. 19 horas (!!!!) que também não se passaram mal mesmo a dormir no chão, mas com cinema (SWAT dobrado em japonês – fascinante) e... (elas estão em todo o lado) uma mini onsen com 3 piscinas e sauna! Sugoi! Subarashi! [Óptimo! Fantástico!-nota de tradução] e depois mais 5 horas de comboio até ao meu lindo subúrbio e... the end!