este é o meu bloco de notas numa aventura asiática

sábado, janeiro 01, 2005

F E L I Z A N O N O V O !

(mesmo que o Mundo não tenha razões para sorrir, não podemos perder o optimismo)

superstições
Não deve haver povo mais supersticioso que o japonês. É inacreditável a quantidade de papelinhos com a nossa pseudo-sorte escrita que se vendem (ah pois claro) nos templos e shrines...
Conforme o nome, conforme o ano de nascimento, conforme o tipo de sangue, conforme a língua, etc etc, variam os papeis com aquelas dúbias mensagens que dão para tudo obviamente! Vendem amuletos para sorte nos exames, na saúde (um diferente para cada parte do corpo, lógico), protecção da família, da empresa, do negócio, do país, sei lá...
Em cada templo é suposto atirar-se moedas para atrair a sorte o qualquer coisa do género. Sendo o Ano Novo o dia mais importante do ano é ver milhares de japoneses a esmagarem-se qual 1o de maio de 1974 nos templos mais famosos (se calhar dão “melhor” sorte) e atirar moedas. Como é praticamente impossível chegar à frente atiram-se moedas de qualquer lado e dizem-me que com um boné se pode ganhar uns bons trocos! Claro que as alminhas q fizerem grossos donativos ao Templo podem entrar nas salas fechadas ao público das moedinhas de 100 ienes...
Enfim como tudo o que é demais enjoa, acabei com as minhas próprias superstições, não abri champagne, não comi passas, não pedi 12 desejos, não usei a cueca azul e não vou ler o meu horóscopo!
E tenho dito!

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

parte do Japão lido no Brasil....obrigado.

6:52 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home