a importância de falar inglês
Hoje tínha-nos sido indicada uma visita de estudo com um professor da Faculdade não sei a onde, que era muito interessante.
Aqui no japão, só para não me chatear, não faço muitas perguntas a japoneses, porque perguntas implicam respostas e isso tudo implica que era capaz de me fazer entender ou que era capaz de entender japonenglish. Portanto se há uma visita de estudo, vamos lá sim senhor, que eu cá estou pronta para ir para todo o lado, a que horas e onde e não há mais perguntas, logo se vê. Pois dizia eu que nos tinha sido indicada uma visita de estudo as 12.00 na estação de Nishi-Chiba. Quase pontualmente lá chegámos e qual não é o meu espanto quando o “professor da faculdade” não era japonês mas o very british Mr Morris! Um inglês que vive no Japão à 16 anos? Uma oportunidade única de fazer todas aquelas perguntas que os japoneses não entendem ou fingem que não entendem...
O que é viver num país estrangeiro há 16 anos? Mais o que é ser estrangeiro i.e. western no Japão ao fim de 16 anos?
As respostas não são muito optimistas... Por muito que me neguem não há maneira de um ocidental se integrar completamente na sociedade japonesa. Há uma barreira óbvia: nós não somos iguais, os olhos dizem tudo... Pode-se fazer como o Mr Morris.. casar com uma japonesa, ter filhos, dar aulas numa Faculdade japonesa, falar fluentemente japonês, aceitar todas as regras, entender a cultura, respeitá-la, integrá-la no íntimo até que em todos os aspectos se é quase um perfeito japonês... e será sempre olhado como um estrangeiro.
1 Comments:
VOcê descreveu exatamente como se sente um descendente de japoneses no Brasil.
11:25 da tarde
Enviar um comentário
<< Home