este é o meu bloco de notas numa aventura asiática

quarta-feira, setembro 29, 2004

a floresta no japão

70 % do território japonês é montanhoso e 10% tem inclinação superior a 35º. Assim resta aos cerca de 127 milhões de japoneses ocuparem as planícies da costa ou pequenas plataformas encaixadas nas montanhas.

"Professando o xintoísmo, o japonês assume como religião a protecção da natureza e implicitamente da floresta que em contrapartida o cumula de benções e bens. Desde os tempos mais remotos que o Japão procurou na floresta e sobretudo nos bosques que rodeavam os povoados, a matéria prima para a construção de casas e abrigos, lenha e madeira para carvão e até cogumelos, tão importantes à mesa nipónica. Por seu turno a floresta sempre protegeu o japonês da erosão do solo, das cheias e das derrocadas, constituindo também fonte geradora de recursos hídricos." Na reconstrução do pós guerra houve uma utilização excessiva da floresta que, sem o controlo das políticas de estado, ameçavam a segurança das populações com o aumento de desastres naturais. A liberalização dos mercados fez comq ue o preço da madeira nacional ultrapassasse o da importada e hoje em dia apenas 20% da madeira utilizada é nacional.

Foi instituído um Dia da Árvore em que se chama "a atenção de toda a população para a importância do voluntariado na conservação da floresta estimulando a sua protecção. Milhares de japoneses servem o país neste movimento que cuida da limpeza da floresta e que, quando actuando em regiões litorais, promovem a reflorestação como forma de protecção dos recursos piscícolas das áreas limítrofes."

Sendo uma população altamente urbanizada e, ao mesmo tempo, muito sensibilizada para a protecção e conservação do ambiente e da floresta, os japoneses apreciam muito os espectaculos da mudança de estações:

"Na Primavera é vê-los de norte a sul à procura da primeira árvore em flor, culminado com o impressionante cartaz das cerejeiras floridas (...). No Outono, são as folhas encarnadas a transformar as paisagens e de novo a população em êxtase perante o espectáculo da natureza."

É admirável a paixão dos japoneses pela Natureza. Este nosso país, à beira mar plantado é bem mais pequeno que o Japão, mas também ele está cheio de beleza natural que é constantemente ignorada e, pior, abandonada e queimada...

As citações entre parenteses foram retiradas do livro JAPÃO, colecção Portugal e o Mundo, O Futuro do Passado, edição do Centro Nacional de Cultura