este é o meu bloco de notas numa aventura asiática

sexta-feira, outubro 22, 2004

uma noite em cheio

Primeira aula à séria para nos introduzirem o projecto em que vamos trabalhar. Missão: requalificação urbana duma área central de Tokyo. Em 3 segundos estamos todos atribuídos a um grupo e cada grupo a uma área. Eficiência. Grupo: um europeu mais 3 japoneses. Trocamos números de telefone e e-mails. Segue-se uma apresentação mais aprofundada da área.
À japonesa assim que acaba a lecture, assim em modo de comemoração/recepção abrem-se umas garrafas de vinho e cerveja e uns snacks. Simpático.
Mas ainda a procissão ia no adro quando somos levados para um restaurante onde se prosseguiu a festa. Muita comida a desfilar à nossa frente e impossível saber o que é cada prato...
A noite acabou em beleza com os gaijin no... karaoke!
O karaoke, esse fenómeno inventado no Japão, quer dizer literalmente “orquestra vazia” e é menos humilhante que os bares de karaoke em Portugal... Porque aqui não há karaoke em bares, há estabelecimento especializados que alugam salas com aparelhos de karaoke. Assim, só revelamos toda a distorção das nossas cordas vocais aos nossos amigos mais íntimos, mantendo uma face imaculada a quem não está na sala!
E é viciante!