este é o meu bloco de notas numa aventura asiática

quarta-feira, setembro 29, 2004

a floresta no japão

70 % do território japonês é montanhoso e 10% tem inclinação superior a 35º. Assim resta aos cerca de 127 milhões de japoneses ocuparem as planícies da costa ou pequenas plataformas encaixadas nas montanhas.

"Professando o xintoísmo, o japonês assume como religião a protecção da natureza e implicitamente da floresta que em contrapartida o cumula de benções e bens. Desde os tempos mais remotos que o Japão procurou na floresta e sobretudo nos bosques que rodeavam os povoados, a matéria prima para a construção de casas e abrigos, lenha e madeira para carvão e até cogumelos, tão importantes à mesa nipónica. Por seu turno a floresta sempre protegeu o japonês da erosão do solo, das cheias e das derrocadas, constituindo também fonte geradora de recursos hídricos." Na reconstrução do pós guerra houve uma utilização excessiva da floresta que, sem o controlo das políticas de estado, ameçavam a segurança das populações com o aumento de desastres naturais. A liberalização dos mercados fez comq ue o preço da madeira nacional ultrapassasse o da importada e hoje em dia apenas 20% da madeira utilizada é nacional.

Foi instituído um Dia da Árvore em que se chama "a atenção de toda a população para a importância do voluntariado na conservação da floresta estimulando a sua protecção. Milhares de japoneses servem o país neste movimento que cuida da limpeza da floresta e que, quando actuando em regiões litorais, promovem a reflorestação como forma de protecção dos recursos piscícolas das áreas limítrofes."

Sendo uma população altamente urbanizada e, ao mesmo tempo, muito sensibilizada para a protecção e conservação do ambiente e da floresta, os japoneses apreciam muito os espectaculos da mudança de estações:

"Na Primavera é vê-los de norte a sul à procura da primeira árvore em flor, culminado com o impressionante cartaz das cerejeiras floridas (...). No Outono, são as folhas encarnadas a transformar as paisagens e de novo a população em êxtase perante o espectáculo da natureza."

É admirável a paixão dos japoneses pela Natureza. Este nosso país, à beira mar plantado é bem mais pequeno que o Japão, mas também ele está cheio de beleza natural que é constantemente ignorada e, pior, abandonada e queimada...

As citações entre parenteses foram retiradas do livro JAPÃO, colecção Portugal e o Mundo, O Futuro do Passado, edição do Centro Nacional de Cultura

.

japao, 1543

"É após a chegada dos portugueses a Tanegaxima em 1543 que o Japão passa a fazer parte integrante do mundo moderno. As vicissitudes da política e da guerra haviam afastado o arquipélago, não do mapa mundo, que esse estava a ser redesenhado pelos portugueses, mas da própria região da Ásia oriental e do Pacífico. Antes, o Japão não era mais do que o lendário Cipango de marco Polo, e a representação do arquipélago pouco mais que uma fantasia alimentada por estórias de aventureiros. Só depois dos portugueses pisarem solo nipónico, no que foi o términus da expansão marítima portuguesa, é que o território e a população do japãp foram dados a conhecer ao mundo. "

in JAPÃO, colecção Portugal e o Mundo, O Futuro do Passado, edição do Centro Nacional de Cultura

segunda-feira, setembro 13, 2004

take 2

ok... isto afinal de ter um blog é mais difícil do que parecia! Nunca tive o hábito de ter um diário, não tenho paciência... Mas a verdade é que escrever ajuda-me a sintetizar informações, conhecimento, sentimentos, etc, por isso decidi começar este blog! Tenho uma obsessão pela memória. Odeio esquecer-me de coisas, lugares, pessoas ou mesmo do que senti em momentos especiais. Vou partir para o Japão, numa experiência que espero bem positiva. Não me quero esquecer de nada! Quero, quando voltar, ler este blog e relembrar... Claro que podia fazer isto num caderno, até num ficheiro word, mas na realidade espero obter algum feedback da comunidade bloguista, internáutica, dos amigos. Iniciar uma profícua troca de informações! Não prometo nada e prometo tudo. O futuro é uma incógnita e eu corro para ele.

ps: vou tentar publicar aqui informações históricas, sociais, curiosidades, pensamentos, etc sobre o Japão, mas a minha formação nada tem a ver com letras. Agradeço que, se notarem algum erro, omissão, falta de claridade, etc, me informem por favor.

take 1

hmmm... carreguei nuns botões e agora tenho um blog... no que vai dar isto ainda não sei... logo se vê!